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II Simpósio – Interdisciplinaridade na Gestão de Negócios e projetos no eixo de Produção Industrial aconteceu em 07/10/23

No dia 07/10, aconteceu o II Simpósio – Interdisciplinaridade na Gestão de Negócios e projetos no eixo de Produção Industrial, com estudantes e comunidade escolar da Etec de Santa Isabel. Estudantes dos cursos técnicos em […]

9 de outubro de 2023 11:01 am Notícia, Projetos

No dia 07/10, aconteceu o II Simpósio – Interdisciplinaridade na Gestão de Negócios e projetos no eixo de Produção Industrial, com estudantes e comunidade escolar da Etec de Santa Isabel. Estudantes dos cursos técnicos em Administração, Logística e Química apresentaram aos visitantes e estudantes do ensino médio os projetos que desenvolveram durante o trimestre. A proposta interdisciplinar girou em torno da metodologia ASAP (Accelerated SAP).

A metodologia ASAP (Accelerated SAP) é uma metodologia usada em projetos de engenharia de software, que foi criada para aumentar a probabilidade de sucesso de projetos SAP.A metodologia ASAP consiste em 5 fases: Project Preparation, Blueprint, Realization, Final Preparation e Go Live e Suporte.

Método

A metodologia ASAP é baseada em pilares, que são divididos em cinco fases. Elas abrangem desde a preparação do projeto, passando pelo Blueprint do negócio, desenvolvimento e testes funcionais até chegar à validação, implementação e elaboração de propostas de melhorias gerais de performance.Este ciclo de governança ajuda a tornar o projeto mais controlável e organizado, aumentando as chances de sucesso. As cinco fases da metodologia ASAP são:

  1. Planejamento do projeto
  2. Blueprint do negócio
  3. Realização
  4. Preparação final
  5. Go-live e suporte

Os cursos do eixo de Gestão de Administração e Logística trabalharam em diferentes fases do projeto, com alguns módulos específicos liderando a execução.O negócio escolhido como Case para implantação foi uma escola de Ensino Técnico, visando os processos administrativos da gestão pública. Para o desenvolvimento do projeto, os estudantes precisaram realizar as seguintes atividades:

  • Planejar e gerir atividades dentro de componentes dos módulos, respeitando datas planejadas em PTD.
  • Criar interação entre turmas, vinculando as atividades desenvolvidas entre os diferentes módulos, criando compartilhamento de informações e interdisciplinaridade.
  • Direcionar padrões de apresentação para que  discentes sejam protagonistas no processo, sem interação direta de docentes (estes ficaram apenas na mediação e apoio).

No dia da apresentação, a feira de negócios e os projetos desenvolvidos no curso técnico em Química foram apresentados simultaneamente. Você pode conferir as fotos do evento nas redes socias da Etec.

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