A Análise Crítica da Ditadura Militar Através da Música
Nas aulas do componente curricular de História, com base nos conhecimentos previstos no plano de curso dos terceiros anos das turmas de Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) , estudantes foram desafiados a analisar a […]
4 de dezembro de 2023
4:56 pm
Notícia
Nas aulas do componente curricular de História, com base nos conhecimentos previstos no plano de curso dos terceiros anos das turmas de Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) , estudantes foram desafiados a analisar a Ditadura Militar, dando ênfase aos aspectos da censura e da resistência a ela. A competência 3.2 prevista no plano de curso de cada turma destaca a importância de compreender e avaliar a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas na vida dos diferentes grupos e atores sociais. Nesse contexto, uma abordagem sobre a Ditadura Militar pode ser feita considerando os seguintes pontos:
- Contexto Histórico:
- Os alunos deveriam explorar e compreender o contexto histórico da Ditadura Militar no Brasil, identificando as principais características desse período, incluindo o regime autoritário, a censura, e as visíveis aos direitos civis.
- Censura e Resistência:
- Destacar o papel da censura durante a Ditadura Militar, enfatizando como ela afetou a produção cultural, incluindo música, cinema e literatura.
- Analisar exemplos específicos de censura, como a especificidade de determinadas músicas ou a perseguição a artistas que expressavam críticas ao regime.
- Escolha da Música:
- Cada grupo escolheu uma música do período militar, selecionada de uma lista prévia fornecida pela docente do componente. A escolha da música se justifica com base em sua relevância histórica e social, além das mensagens que ela transmite.
- Metáforas na Letra:
- Analisar as letras das músicas escolhidas, identificando metáforas, simbolismos e mensagens subjacentes. Como os artistas utilizaram uma linguagem poética para contornar a censura e transmitir críticas de maneira subjetiva?
- Construção do Vídeo:
- Os alunos foram desafiados a criar um vídeo que sintetizasse as análises realizadas. O vídeo produzido pode incluir trechos de música, imagens históricas, depoimentos de pessoas que viveram na época, contribuindo para uma compreensão mais profunda do impacto da Ditadura Militar na produção cultural.
Essa abordagem integrada permite que os alunos desenvolvam não apenas o conhecimento histórico, mas também habilidades analíticas, interpretativas e de expressão por meio da produção do vídeo. Além disso, ao conectar o conteúdo histórico com as competências sociais e políticas previstas no plano de curso, os alunos serão incentivados a refletir sobre as implicações desses eventos na convivência, no exercício de direitos e deveres de cidadania, na administração da justiça, na distribuição de renda e em benefícios econômicos.
Você pode conferir alguns dos resultados dessa proposta clicando nos links disponíveis logo abaixo.
- Inútil – Ultraje a Rigor – [link aqui]
- Acorda Amor – Chico Buarque – [link aqui]
- Cálice – Chico Buarque e Milton Nascimento -[link aqui]
- Cálice – Chico Buarque e Milton Nascimento, 2º análise -[link aqui]
- O Bêbado e o Equilibrista – Elis Regina -[link aqui]
Professora orientadora: Mírian C. M. Garrido
Turmas: 3º ETIM Administração e 3º ETIM Informática para Internet